domingo, 10 de janeiro de 2010

O Caminho Novo



Nota:
O texto onde recortei as informçãoes abaixo é de autoria de
Francisco Sodero Toledo.
e poderá ser lido na íntegra no endereço:
http://www.valedoparaiba.com/enciclopedia/paginatema.asp?var=5&vartema=Hist%C3%B3ria&param=Menu

O site é o www.valedoparaiba.com

"Caminho Novo de Garcia Paes:
Foi a primeira via construída oficialmente pela Coroa Portuguesa para ligar a região mineradora diretamente à cidade do Rio de Janeiro. Constituiu uma das Estradas Reais. Foi construído entre os anos de 1698 a 1709. É também conhecido pelo nome de Caminho Novo de Garcia Rodrigues Paes, seu primeiro construtor.
(...)

Garcia Rodrigues Paes era um sertanista experiente. Havia participado ativamente da bandeira de seu pai Fernão Dias. Nesta época possuía duas roças, uma às margens do rio Paraibuna e outra na Borda do Campo. Foi a partir da Borda do Campo que Garcia Paes iniciou a abertura do caminho, contando com familiares, agregados e 40 escravos negros. Em 1700 a picada para pedestre estava aberta. Neste período ninguém poderia transitar pela estrada sem a sua permissão, a não ser que viajasse só e sem bagagem. A partir de então cuidava de aprimorá-la para que desse trânsito também para animais de carga, com objetivo de explorar o promissor privilégio de uso exclusivo da via.
(...)
A partir de 1709 têm-se notícias do trânsito regular de tropas.
(...)

Face à conclusão das obras do caminho em 14 de julho de 1709, o Rei de Portugal, por meio de Carta, agradecia a Garcia Rodrigues pelos relevantes serviços prestados ao País. Em 1714 o Rei ampliou seus privilégios fazendo-lhe a concessão de quatro sesmarias, bem como uma para cada filho ao longo do Caminho Novo, "como sejam: as da Borda do Campo (Registro Velho), Matias Barbosa, Paraíba do Sul, onde se encontra a cidade, e a de Macacos ao sopé da Serra, por onde desceu a estrada." (Bastos, 2003,p.25) Domingos Rodrigues, que havia concluído a obra, em reconhecimento de seus serviços, foi nomeado Cobrador das estradas e Provedor dos Quintos, em decorrência do que estabeleceu o Registro da Borda do Campo, na sesmaria que lhe fora doada pelas autoridades da colônia. Os Rodrigues, em pouco tempo, eram detentores de notáveis fortunas.

Estava delineado o roteiro do caminho aberto por Garcia Rodrígues. Partia da Borda do Campo, atravessava a Mantiqueira na garganta de João Aires, passava em João Gomes, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Simão Pereira, Serraria, Entre-Rios Barra do Piraí, descia a serra do Mar sobre Macacos, Inhaúma, Pavuna, Penha para chegar a cidade do Rio de Janeiro.
(...)

Em 1711 o Governador Antônio de Albuquerque passou pelo Caminho Novo, em marcha forçada, em 17 dias de viagem, levando 1.500 cavaleiros e 6.000 infantes das tropas mineiras para expulsar os corsários franceses, que, chefiados por Duguay Trouin, haviam invadido a cidade do Rio de Janeiro. Constatou que "já havia grandes roças em toda margem: da roça (de João Gomes, passa-se a roça do Alcaide, e passa-se para a roça de Simão Pereira." (In Bastos, 2003,28).
(...)
O Caminho Novo "é por todos o títulos, um caminho histórico. ... a espinha dorsal de Minas" (Bastos, 2003, 26). Foi o Caminho preferido para se chegar `a região mineradora a partir do Rio de Janeiro, pois, desde o seu início, reduzia o tempo de viagem a cerca de um terço da jornada pelo Caminho Velho. Evitavam-se ainda os lamaçais da serra do Mar e a travessia marítima até Paraty.
(...)
O Rio de Janeiro passou a centralizar a rota do povoamento, de circulação de riquezas e porto de escoamento do ouro para a Europa, até se tornar, em 1763, sede do Vice-Reino do Brasil. "